top of page

Ronco e apneia obstrutiva do sono : " dormindo " (ou não) com o " inimigo "




Você não entendeu errado, a imagem acima é muito mais comum do que você pode imaginar, e provavelmente você conhece alguém que passa por essa situação. Pode ser até que seja você o causador das noites de insônia de quem dorme ao seu lado. Pode ser que você durma sozinho e acorde com o próprio ronco, ou acorde no dia seguinte, cansado, irritado e sentindo como se não tivesse dormido nada.


Você não está sozinho, esse é um problema muito mais comum do que você imagina. E não se trata apenas do barulho.



As consequências de uma noite " mal dormida " vão muito além do Ronco. Provavelmente você sinta sonolência, falta de disposição, diminuição da Libido, sofra com o aumento da pressão arterial, possa ter problemas cardíacos, insônia, déficit de atenção, xerostomia ( sensação de boca seca ), irritação e até esquecimentos frequentes. Jamais ignore esses sinais e sintomas.


O ronco pode ser um sinal chave de apneia obstrutiva do sono. A apneia obstrutiva é uma doença frequente, comum entre nossos amigos e familiares, mas ainda pouco reconhecida e tratada. Devemos ficar atentos a suas manifestações, já que frequentemente isto é atribuído ao cansaço das atividades diárias ou ao efeito da idade. 

A apneia obstrutiva do sono se manifesta com intensidade variável, desde quadros leves até casos mais acentuados. O mais comum é o companheiro de quarto relatar ronco intenso e frequente, que piora quando se dorme de barriga para cima ou após consumo excessivo de álcool. Há relato de pausas da respiração durante o sono, engasgos noturnos, respirar de boca aberta, acordar com frequência e sono inquieto.  O ronco pode ser tão intenso que faz o companheiro dormir em outro cômodo, afetando o relacionamento e a convivência do casal. Indivíduos magros não estão livres da doença, assim como mulheres e até mesmo as crianças, em quem pode estar associada ao aumento das amígdalas e das adenoides. 


O principal exame para a sua comprovação e análise é a Polissonografia, com avaliações complementares de frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue.


Após uma análise criteriosa dos resultados, será escolhido o melhor tipo de tratamento ou abordagem para cada caso.


   Importante ressaltar que não existe mágica, além de um diagnóstico preciso, da correta indicação do tipo de tratamento a ser realizado em cada indivíduo, algumas recomendações para a melhora na qualidade de vida e do sono são essenciais, tais como o uso correto dos aparelhos ou dispositivos auxiliares, a perda de peso em caso de obesidade, evitar o consumo excessivo de álcool, cigarros e sedativos.


A novidade é que esse exame já pode ser feito em Nova Mutum, no conforto da sua casa, de forma rápida, confortável e com resultados precisos. Dr. Leandro Ronkoski é Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e já utiliza os mais recentes avanços em diagnóstico e tratamento do ronco e apneia obstrutiva do sono.

Os benefícios de uma boa noite reparadora de sono vão além de garantir que você não tome " cotoveladas " nas costelas. Ter um sono reparador é importante para melhora significativa na qualidade de vida, na resposta imunológica, reduz a ocorrência de eventos cardiovasculares e endocrinológicos a longo prazo, como doença arterial coronariana (que predispõe ao infarto), resistência à insulina, AVC, trombose, obesidade, depressão e outras. Além de adiar o divórcio, que " custa caro " em todos os sentidos.



Pessoas que roncam e têm alguns desses sintomas da apneia obstrutiva do sono, devem procurar ajuda para investigar o quão efetiva está sendo sua noite de descanso. .


Se esse é seu caso, ou conhece alguém com esses sintomas , entre em contato para agendarmos uma avaliação.


WhatsApp (65)999532018


Comentarios


bottom of page